10 abril 2013

Estilo Provençal

Oi Gente Boa Tarde!!!

O post de hoje é sobre um estilo que esta  super em alta, Estilo Provençal, na realidade muitos se perguntam se é um estilo Romântico, Clássico, Rustico Simples ...e por ai vai mais  este estilo Provençal envolve tudo isso em um só estilo que por sinal é muito Harmonioso, e muito tem se usado pra decorar nos dias atuais.

Vamos entender um pouquinho o que é estilo Provençal  !!!

Os móveis e objetos de estilo provençal surgiram no sul da França na cidade de Provença, e são caraterizados pela delicadeza. elegância e cores suaves como branco e verde claro.A aparência envelhecida e arranhada deixando aparecer a madeira natural era causada pelo transporte dos moveis e objetos pois os nobres daquele tempo tinham mais de uma casa, usada de acordo com a estação do ano, mas só tinham uma mobilia e tinham necessidade de levar de uma casa para outra. Com o tempo os menos favorecidos financeiramente começaram a imitar essas pinturas como se fosse um estilo, o que acabou se tornando de fato, e nos dias atuais usamos a patina provençal. Muito bonita por sinal.
Outro fato interessante é a origem dos móveis característicos deste estilo. A riqueza dos luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII tentou ser “copiada” dentro da própria população francesa que, sem condições financeiras de manter o luxo da decoração da realeza, criou uma maneira criativa de chegar mais próximo destes ambientes. Os artesão, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira; porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo. Com o tempo o estilo provençal ganhou status e virou sinônimo de elegância.




























O Que eu acho de interpresante neste estilo de decoração, é a simplicidade e o rromantismo que ela proporciona, e hoje não é muito dificio e não fica muito caro você mesmo fazer em sua casa uma decoração provençal, o fato é que o uso de mobilias antigas nas decoraçaoes Estao em alta e se você tiver  habilidade de pegar um móvel antigo e realizar o processo de pintura branca vc poderá criar vários ambiente neste estilo, usando cores claras e estampas bem delicadas são a composição deste estilo.
Esrepo que gostem e fiquem a vontade e seguras para realizar essa linda decoração, um grande abraço, Rafa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário